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Produto Owner ou Analista de Negócios – Quando usar e o que faz?

Produto Owner ou Analista de Negócios – Qual é o papel de cada um? ---

A minha empresa estava com problemas de falta de integração de informação, com múltiplos controles em planilhas em cada área e as estratégias de negócios e os sistemas de informações que possuo somente atendem áreas especificas, incorrendo em retrabalhos, lançamentos e divergências de resultados decorrentes da falta de integração. Preciso organizar os processos, simplificar os fluxos e concentrar as informações em busca de um resultado único.

Qual trabalho e profissional necessito para me ajudar neste cenário?
Aqui esta nosso primeiro profissional – Analista de Negócios. Optei no primeiro momento buscar um Analista de Negócios, ele conseguiu através de levantamento minucioso de cada processo, de cada fluxo de informação, através de um roteiro de entrevistas e apresentação gráfica das operações que realizamos.

Neste estudo consegui identificar minhas necessidades de correção de diversas deficiências operacionais e melhorias no fluxo de informação, e também, a necessidade da contratação de desenvolvimento de um sistema integrado e melhorias em nossos sistemas internos.
Muito bem, estimativa preliminar inicial para implantação e correções necessárias a nível de informação – 12 meses, 2 meses de treinamento e 2 meses de implantação. Mas e até lá, quase um ano e meio, vou conviver com esta situação e ainda vou investir em um produto/solução sem poder acompanhar os resultados.

Me indicaram contrata uma empresa com desenvolvimento e metodologia Ágil, pensei, se é ágil deve ser rápido, que bom vou fazer tudo em 6 meses!

Engano, mas um engano feliz, fui estudar e conversar com empresas sobre esta metodologia, e descobri que poderia ter um trabalho me atendendo de tempo em tempo com uma parte do produto com o que chamam de MVP (Minimum Viable Produto). Até ai, tudo bem ! Mas quem vai repassar estas informações e transformar nossas necessidades em requisitos e MVPs.

Então conheci nosso segundo profissional – PO Product Owner, através dele e conseguimos transformar nossos levantamentos e necessidades em backlog’s e estórias a serem desenvolvidas nos produtos de forma legível para o time de desenvolvimento e nosso quadro funcional da empresa.

O PO e seu time de desenvolvimento estimaram o tempo de desenvolvimento de cada MVP, nos atendendo plenamente e de forma continua as implementações organizacionais e de sistema que tanto precisava. Ao final tivemos não só um sistema integrado, mas uma equipe comprometida com a organização como um todo, sabendo que fazer bem a sua parte e de forma organizada, serve a todos e ajuda a empresa a conquistar seu espaço no mercado e sucesso em suas estratégias de negócio.

Por Gilberto Santos – Product Owner da Amber.